domingo, 6 de novembro de 2011

Natural Esperança

 Desperto em mais um de meus dias fadado à rotina.Fazendo também parte dela, a busca por não tê-la. Uma vida sem sal,visão poluída. "Poluída". Pensei várias vezes nessa palavra, talvez por ser essa a sina que o mundo carrega, seu grito de dor que espera uma resposta da parte de todos, da minha parte. Assim nos sentimos,eu e a Terra. "Bobagem,Lauro" pensei, "quem seria eu para mudar o mundo e trocar os rumos da vida?" Resolvi então sair a procucar algo a se fazer num domingo tão quente.
    Saí. Respirei - óxidos de enxofre concentrado, decidi visitar a velha estradinha de terra onde ia há anos. Bom para a reflexão. A estrada poderia não estar a mesma; faltava-lhe muito verde, bem como me faltava colorido à vida, mas, uma coisa era constante: a saudade daqueles tempos de jovem com sede da vida, que hoje, é um velho com sede de água. Sim, a escassez não é coisa rara. Sentei-me na beira do barranco e o bucolismo do lugar me inspirou lembrar como gosto de pensar em assuntos abstratos, tão abstratos quanto a natureza, já que esta torna-se, de nós, cada vez mais distante. Distância que ajudamos a construir enquanto edificamos os shoppings, enquanto me isolo dos velhos amigos, enquanto carros poluem o céu e eu poluo meu coração magoado.
    Meu pensamento foi interrompido ao ver um moço chegar com uma pequena menina.Descem do carro, plantam uma jequitibá e logo se vão. Era isso! A esperança que fixaram na terra tomou base também em meu coração, e nessa grande analogia entre eu e o ambiente, vi que nós ainda tínhamos uma salvação: estava presente nas pequenas ações não vistas há muito tempo por meus olhos míopes e poluídos pela fumaça."E não Lauro,não era bobagem pensar na natureza", a partir de agora seguiria semeando esperanças no solo e nas pessoas. Exatamente como aquela menininha fez.

* Texto que fiz para a II Maratona De Língua Portuguesa do Colégio Passionista São José, com o tema "meio ambiente". 


Um comentário:

  1. Oi Carol! Obrigado por seus comentários
    lá no meu blog. Seja sempre bem-vinda
    e volte quando quiser. Seu blog está
    de parabéns, você escreve muito bem!

    Beijão e até;)

    ResponderExcluir